Você realiza de forma correta a manutenção das caldeiras de sua empresa? Se não, é preciso iniciar imediatamente um plano de manutenção. Afinal, estamos falando da segurança dos seus colaboradores e até mesmo das instalações da empresa.
As caldeiras são equipamentos que envolvem em seus processos muita energia, pressão e calor, desta forma estão sempre operando em condições extremas. Devido a estas características é muito importante manter a manutenção destes equipamentos em dia, pois nos acidentes mais graves podem ocorrer inclusive explosões.
Porque Realizar a Manutenção de Caldeiras?
Evite paradas não programadas: É importante considerar que uma parada não programada devido a necessidade inesperada de manutenção em uma caldeira que apresentou algum tipo de defeito, irá gerar um grande prejuízo, enquanto que na manutenção programada é possível criar um planejamento para que a parada não impacte a produção de sua empresa, reduzindo os custos de manutenção.
Equipamento de alto custo: Os investimentos realizados para a aquisição de bons equipamentos de caldeiraria, costumam ser elevados, assim a manutenção adequada das caldeiras, significa garantir uma longa vida útil ao equipamento, evitando assim, prejuízos e a necessidade de investir em um novo equipamento em substituição a outro que precisou ser substituído antes do previsto devido a falta de manutenção.
Segurança: Como sabemos, as caldeiras são equipamentos que operam em altas temperaturas e pressão, portanto acidentes com este tipo de equipamento podem causar grandes estragos e até vítimas fatais. Para evitar acidentes, as caldeiras são projetadas com diversos dispositivos de segurança, porém de qualquer forma é muito importante que eles estejam revisados e com a sua manutenção em dia.
Evite prejuízos materiais: A falta de manutenção das caldeiras pode causar grandes prejuízos a empresa, como por exemplo a obrigatoriedade de custear todos os custos médicos e indenizar vítimas de acidentes envolvendo os equipamentos. Além disso a empresa ainda pode sofrer sanções do Ministério do Trabalho e da Justiça do Trabalho, caso fique comprovada a falta de manutenção adequada nos equipamentos.
NR 13 – Norma Regulamentadora para Caldeiras e Vasos de Pressão
A NR 13 foi criada diante da necessidade de criar procedimentos a serem seguidos com o intuito de manter a integridade das caldeiras e a segurança em suas operações. Veja abaixo, o que diz a introdução da norma:
“Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores. ”
A norma atribui ainda ao empregador a responsabilidade por garantir as medidas de segurança e manutenção:
“O empregador é o responsável pela adoção das medidas determinadas nesta NR. ”
No capítulo das disposições gerais a NR faz um alerta:
“Constitui condição de risco grave e iminente – RGI o não cumprimento de qualquer item previsto nesta NR que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho, com lesão grave à integridade física do trabalhador. ”
Dentre os itens citados pela norma, temos o item b, que diz o seguinte: “atraso na inspeção de segurança periódica de caldeiras. ”
Como podemos observar, existe uma norma aplicável a manutenção das caldeiras e, portanto, uma obrigatoriedade legal em realizar este procedimento de forma periódica. Evite problemas para a sua empresa e realize de forma periódica a manutenção das caldeiras.
Fonte:https://www.mill.com.br/manutencao-de-caldeiras-importancia-e-como-realizar/
Lembrando que a Hunter Engenharia pode auxiliar você nesse processo. Duvidas? Faça a sua consulta e solicite um orçamento.
comercial@hunterprojetos.com.br
Fones: (47) 99954-2756 (47) 99263-2792
www.hunterprojetos.com.br