Bituruna, cidade que fica a 135 quilômetros de Guarapuava, possui cerca de 75% de sua economia baseada na madeira. Há varias indústrias desses seguimentos na cidade e entre elas está uma fábrica de compensado naval. Segundo um dos proprietários Anderson Coloda, o que diferencia esse tipo de compensado dos outros é a cola utilizada, o tipo de secagem feita na madeira e as lâminas que compõem a sua construção (madeira de lei, eucalipto e pinus).
O que poucos sabem é que o processo de compensado é muito longo, possui diversas etapas e cada uma delas tem sua devida importância para garantir a qualidade de um bom material no término do processo.
Acompanhe como é o processo de fabricação do compensado:
1. A madeira é extraída do meio ambiente.
2. Após a retirada é feito o corte, pré-definido, do tronco das árvores.
3. A madeira já cortada é levada de caminhão até a fábrica.
4. Os troncos são empilhados em cima de uma plataforma onde será feito o processo de cozimento.
5. Embaixo das toras há um cano furado, que libera o vapor. Coberta pela lona, a madeira fica 12 horas cozinhando no vapor, para que ela fique mais mole e assim ganhe mais qualidade.
6. Após o cozimento, os troncos são retirados de baixo da lona e são levados para outro ambiente onde possam esfriar e descansar.
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7. Depois do descanso, a madeira é levada até a primeira máquina já dentro da fábrica.
8. A tora é colocada na máquina, chamada torno, onde será descascada e laminada.
9. A tora é primeiramente descascada.
10. Já sem cascas, o tronco é laminado.
11. O miolo não é aproveitado nessa fábrica, ele é vendido para outra indústria.
12. A lâmina fica aguardando empilhadas até ser levada ao secador.
13. O secador é uma máquina que retira a umidade natural da madeira e a que restou do processo de cozimento.
14. Após passar pela máquina, a madeira será empilhada.
15. As lâminas ficam empilhadas para que possam esfriar. A madeira fica de três a quatro dias armazenada até que possam ser utilizadas na próxima etapa, a colagem.
16. Após a lâmina estar fria, ela é levada até o setor de colagem. A primeira etapa é a passagem de cola feita por uma máquina chamada passadeira. Um rolo superior e outro inferior são os responsáveis por espalhar a cola.
17. Quando a cola já foi espalhada por toda a lâmina, é feita a montagem do compensado manualmente, onde são colocadas várias camadas. As peças são colocadas em sentidos diferentes, fazendo a amarração dos veios da madeira, uma no sentido horizontal e outra na vertical.
18. Quando a montagem está feita, a chapa passa pelo processo de assemblagem. Neste processo, a camada que tem cola vai transferir e compactar as lâminas que não tem cola. A assemblagem nada mais é do que um esmagamento da chapa antes do próximo processo, a prensagem.
19. Agora a chapa é colocada na prensa, onde cabem 15 chapas por prensagem. Essa máquina transfere calor, a 135°, para todas as camadas de lâmina. A chapa fica na prensa um minuto por milímetro de espessura.
20. Após a prensa aberta, as chapas são retiradas e ficam no estoque esfriando.
21. Quando já estiver fria, a chapa que saiu bruta da prensa vai para o processo de esquadrejamento. A madeira é colocada na máquina chamada de esquadrejadeira para que seja cortada.
22. Não há apenas um tamanho de corte. Existem medidas pré-definidas que são feitas de acordo com o pedido do cliente.
23.Depois de o corte estar finalizado, a chapa vai para o lixamento e acabamento. Esse é o processo final e corrige as imperfeições que ainda ficaram na madeira.
24. Quando a passagem pela lixadeira está completa, a chapa é empilhada, enfardada e armazenada no estoque.
25. No estoque as madeiras ficam aguardando a expedição, onde serão carregadas e enviadas para os clientes.
26. Todo esse processo só é possível por causa do material combustível utilizado, o calor. Essa indústria possui uma caldeira que é alimentada por troncos de árvores que não apresentavam grossura suficiente para serem laminados.
27. Outro material utilizado é a casca do tronco que também é retirado no processo de laminação.